PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE APOIO AO DIÁLOGO COM STAKEHOLDERS SOBRE A ESCOLHA DE LOCAIS PARA DEPOSIÇÃO DE REJEITOS RADIOATIVOS

O objetivo deste estudo é propor um instrumento de apoio ao diálogo com os grupos de interesse (stakeholders) envolvidos em processos de escolha de locais para deposição de rejeitos radioativos, um dos mais complexos problemas do setor nuclear. Em uma perspectiva específica, percebe-se uma lacuna em relação a estudos focados no suporte a debates sobre escolha de locais para deposição de rejeitos radioativos. Na primeira etapa da pesquisa, promoveu-se uma ampla revisão da literatura que identificou 19 elementos-socioeconômicos que de forma recorrente estão presentes nos debates sobre o aludido tema, em diferentes países. Na segunda etapa foi realizada uma survey limitada ao território brasileiro, obtendo-se como resultado 614 respostas provenientes de cidadãos de 142 municípios de 24 estados da Federação e do Distrito Federal. Os resultados mostram que a maioria dos respondentes percebe os riscos que os rejeitos radioativos representam, confia nas instituições e nos técnicos do setor nuclear e reconhece que as autoridades precisam encontrar um local para destinação segura e definitiva dos rejeitos radioativos, mas tende a não aceitar que uma instalação com tal finalidade seja construída perto do local em que residem. Apesar da fundamentação teórica do tema apresentar similitudes em nível internacional, as especificidades culturais, as diferenças entre as bases regulatórias nacionais, a classificação dos elementossocioeconômicos em três clusters e a intenção de que o instrumento seja utilizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear foram os principais aspectos que estabeleceram o foco e os limites da pesquisa, bem como contribuíram para a sua originalidade.

Palavras-chave: Deposição de rejeitos radioativos; diálogo com stakeholders; escolha de locais; participação popular; gerência de rejeitos radioativos.

Local: Sala 322 do Bl. E da Escola de Engenharia

quinta-feira, 7 Dezembro, 2023 - 10:00