ESTUDO DE PARÂMETROS DE SUSTENTABILIDADE EM TINTAS IMOBILIÁRIAS

Resumo:

A sustentabilidade é um dos principais desafios da construção civil e impulsiona profissionais de diversas áreas do conhecimento a buscar soluções para minimizar o impacto das edificações no ambiente. Além da liberação de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), tintas convencionais são compostas por substâncias químicas danosas ao ambiente e a saúde humana. Nesta tese, parte-se do pressuposto que propor edificações mais sustentáveis implica em uma articulação mais próxima com as tintas imobiliárias utilizadas nesses espaços. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é avaliar como que parâmetros ambientais e toxicológicos, são considerados pelos produtores de tintas imobiliárias e a relevância que critérios de sustentabilidade possuem para engenheiros civis e arquitetos no momento da seleção destes produtos para utilização em seus empreendimentos. Este estudo difere de seus anteriores devido à qualificação e avaliação da influência de fatores sustentáveis no processo de produção e seleção de tintas, por meio de métodos simples e conclusivos. Sua relevância encontra-se no fato de que o desenvolvimento de tecnologias mais “limpas” vem ganhando uma crescente importância na ciência, na indústria e na própria sociedade. Os métodos aplicados avaliaram quantitativamente e qualitativamente a importância de critérios ambientais e toxicológicos para produtores e usuários, a fim de traçar um panorama deste mercado a luz destes critérios. Sua originalidade situa-se na utilização de técnica multicritério para definição e mensuração da percepção da sustentabilidade e seu impacto no processo de seleção de tintas imobiliárias. Como ineditismo, merece ser citada a análise de 773 publicações científicas internacionais de janeiro de 1985 a novembro de 2019 a fim de compreender o estado da arte nesse domínio. Uma ampla revisão da literatura foi realizada a partir do desenvolvimento de um estudo bibliométrico. Sua contribuição acadêmica ocorre na medida em que avalia a percepção da importância, da influência e do impacto de critérios sustentáveis na produção e aquisição de tintas imobiliárias.

Palavras-chave: Compostos Orgânicos Voláteis, Toxicidade, Tintas Imobiliárias, Sustentabilidade, Ambientes Construídos.

Data da defesa:
sexta-feira, 27 Outubro, 2023 - 14:00