|
|
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de modelos que suportem o conhecimento teórico e aplicado sobre o ciclo de vida dos produtos, com ênfase no diagnóstico e avaliação de métodos e técnicas utilizados na sua geração. Busca-se propor alternativas econômicas e sócio-ambientais viáveis à promoção na melhoria da utilização dos diversos componentes e constituintes dos produtos.
|
A água é um bem primordial ao homem e ao meio ambiente e a sua qualidade é determinante à sustentabilidade. No âmbito deste projeto de pesquisa têm sido realizados trabalhos para avaliação da variabilidade espaço-temporal da qualidade da água e dos fatores que a determinam. É possível, a partir destes estudos, determinar os processos que controlam a contaminação da água e com isto buscar soluções para a melhoria de sua qualidade e disponibilidade.
|
|
Este projeto propõe pesquisa e desenvolvimento sobre o papel da segurança do trabalho como valor ou como uma prioridade nos níveis operacional, tático e estratégico no desenvolvimento da cultura de segurança total nas organizações. Estudo bibliométrico é utilizado como base para a estruturação dos questionários para análise da percepção dos operadores, liderança. técnicos de segurança, engenheiros e gerentes a cerca dos princípios da Cultura Organizacional para a eficácia nos resultados na segurança e saúde do trabalhador.
|
Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos de eco-eficiência nos processos de produção, a partir do estudo dos aspectos tecnológicos e de práticas de gestão que atendam às diretrizes da eco-eficiência (produção + limpa, análise do ciclo de vida do produto, etc.)
|
Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.
|
Estudos da organização do trabalho e as condições relativas aos riscos ergonômicos; químicos; físicos; biológicos no ambiente do Trabalho. Como resultado, busca estruturar técnicas para o planejamento, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e a integridade física.
|
Este projeto objetiva o desenvolvimento de modelos para alavancar os fatores determinantes e modus operandi organizacional, para a obtenção da vantagem competitiva sustentável em organizações públicas e privadas.
|
A partir dos conceitos de Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gerenciamento de Projetos, Capital estratégico, Experiência de Co-criação e de Teoria Sistêmica (baseada no pensamento complexo), construir novos paradigmas para a Gestão Integrada da Inovação; estudar os mecanismos de Transmissão ou Intercâmbio de Conhecimento, entre dois ou mais sujeitos, considerando as Culturas Organizacionais e os Ambientes de Inovação, envolvidos na Transferência de Tecnologia.
|
Este projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de modelos econômicos e financeiros, a partir dos principais indicadores de desempenho gerenciais que podem ser aplicados a pequenas e médias empresas com o intuito de estimular a competição e promover a busca pela vantagem competitiva por parte das empresas que adotam
|
Este projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte ao gerenciamento de projetos a partir das melhores práticas na gestão de projetos, dos contextos que envolvem uma metodologia estruturada de trabalho e da análise de seus parâmetros em busca da excelência na gestão orientada por projetos no âmbito da Sustentabilidade Organizacional.
|
Este projeto objetiva o desenvolvimento de modelos de apoio as questões centrais relativas à gestão de Responsabilidade Social nas norganizações, nas relações desta com empreendedorismo e desenvolvimento local, incluindo ainda temas como indicadores de sustentabilidade e governança corporativa, ética e transparência.
|
Este projeto objetiva o desenvolvimento de modelos para suporte ao processo de gerenciamento dos riscos de processo em todos os estágios do ciclo de vida das organizações, permeado por atividades, processos e a própria organização. Dedica-se a discussão de propostas de inserção da Gestão de Riscos na filosofia, nas práticas e nos processos de negócio da organização para a mitigação dos impactos no contexto da segurança do ser humano e do meio ambiente.
|
A partir dos conceitos de Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gerenciamento de Projetos, Capital estratégico, Experiência de
Co-criação e de Teoria Sistêmica (baseada no pensamento complexo), construir novos paradigmas para a Gestão Integrada da Inovação;
estudar os mecanismos de Transmissão ou Intercâmbio de Conhecimento, entre dois ou mais sujeitos, considerando as Culturas
Organizacionais e os Ambientes de Inovação, envolvidos na Transferência de Tecnologia. Estudar os mecanismos de Transmissão ou
|
Neste projeto são construídos modelos de apoio à decisão com foco no planejamento e gestão de instituições de ensino, com especial atenção aos problemas ligados ao mapeamento da influência de cursos sobre as competências de seus egressos.
|
Este projeto objetiva o desenvolvimento de modelos de apoio a decisão e investiga a aplicação dos princípios da análise multicritério a modelagem de decisões em ambientes corporativos, com foco na engenharia de produção e de gestão de sistemas no âmbito da
Sustentabilidade Organizacional.
|
Investigar e comparar a classe média tradicional brasileira e a “nova classe média” a partir de quatro dimensões: educação, trabalho e consciência ambiental. Pesquisa qualitativa com membros de ambas as classes médias, buscando desvendar (a) suas semelhanças e diferenças, (b) as especificidades da “nova classe média” na estrutura demográfica e sócio-econômica brasileira, e (c) a expectativa de sustentabilidade dessa “nova classe média” em relação a uma transformação mais ampla na sociedade brasileira.
|
Este projeto tem como objetivo o estudo de novas tecnologias para a geração de energia limpa, dando ênfase à intensificação de processos, à otimização das condições operacionais e ao desenvolvimento de catalisadores. Propõe-se, ainda, a realização de: (i) estudosda evolução docontexto econômico e institucional para o desenvolvimento destas tecnologias; (ii) análise da eficiência do processo, (iii) análise do processo de inovação nas trajetórias tecnológicas estudadas; (iv) pesquisa para levantamento de dados sobre custos diretos e indiretos.
|
Aprofundar os conhecimentos em qualidade de vida no âmbito do trabalho tendo como base o conceito biopsicossocial (QVT). Oferecer uma visão aprofundada e atualizada das causas do estresse, bem como de ações preventivas que contribuam para o aumento da Qualidade de Vida no Trabalho. Levantar informações e dados em empresas públicas e privadas para orientar a estruturação de programas de melhoria das condições de trabalho.
|
Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suportar a aplicação das diversas fontes energéticas e suas relações presentes e futuras com a sustentabilidade em todas as suas formas.
|
Pesquisar e comparar práticas de responsabilidade sócio-ambiental das principais empresas transnacionais atuantes no Brasil em limpeza e higiene com práticas de consumo cotidianas brasileiras acerca da limpeza doméstica e da higiene pessoal, com o objetivo de avaliar os descompassos entre (a) práticas empresariais sustentáveis, principalmente com relação a uma produção limpa, e (b) hábitos cotidianos “insustentáveis” que predominam na casa brasileira.
|
O objetivo deste estudo é avaliar o impacto e abrangência dos passivos ambientais gerados pelas estações de tratamento de água às margens do Lago de Juturnaíba, na qualidade da água da represa e avaliar os riscos futuros de ocorrência de uma dissolução catastrófica destes resíduos, inviabilizando a retirada de água para consumo humano. Inicialmente serão feitas medidas da contaminação dos sedimentos do lago e posterior aplicação do Modelo de Atenuação das Concentrações, desenvolvido pelo proponente, a fim de se verificar a atual abrangência da contaminação.
|
|
Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação.
São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.
|
Estudar os conceitos e aspectos de transparência e ética aplicada à responsabilidade organizacional, com foco no setor público, privado e no terceiro setor – com suas interveniências no comportamento e no desempenho de pessoas inseridas nesse ambiente, bem como desenvolver metodologias e ferramentas para a gestão dessas variáveis.
|
|