Júlio César de Faria Alvim Wasserman

Oceanógrafo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), o pesquisador concluiu o doutorado em Oceanografia Química pela Université de Bordeaux I (França) em 1990 e um Pós-doutorado em Química Ambiental na Université de Pau et des Pays de l'Adour (FRança) em 1999. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Coordenador da Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde tem trabalhado com pesquisa aplicada a problemas ambientais. No escopo da REMADS-UFF tem coordenado equipes para realizar estudos de impacto ambiental, monitoramentos ambientais, e tem atuado junto a empresas e sociedade civil, buscando novas tecnologias para a solução de impactos ambientais e sustentabilidade. Publicou 73 artigos em periódicos especializados e 175 trabalhos em anais de eventos. Possui 17 capítulos de livros e 4 livros editados. Possui 1 produto tecnológico registrado. Orientou 25 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado, além de ter orientado 24 trabalhos de iniciação científica. Atua na área de Oceanografia Química, Química de Poluentes, Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro. Tem larga experiência na dinâmica de metais pesados, mas também vem estudando outros tipos de poluentes aquáticos, atmosféricos e de solos. Desde o final dos anos 1990, vem trabalhando com gestão ambiental em uma perspectiva interdisciplinar, interagindo com pesquisadores de diversas áreas, incluindo médicos, engenheiros, geógrafos e sociólogos.
Tipo de vínculo:
Permanente