UMA PROPOSTA DE UM SISTEMA DE INDICADORES PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE PRAIAS

A Zona Costeira possui ecossistemas de alta relevância ecológica e as praias se apresentam como uma preocupação em relação a sua gestão, devido ao aumento das atividades recreativas e turísticas nas últimas décadas. Essa pressão antrópica, por conseguinte, fomenta a necessidade de melhorar a gestão para reduzir o potencial de conflito entre os grupos de usuários.
Por conseguinte, torna-se fundamental uma gestão das praias com o propósito de fomentar a sustentabilidade nesses ecossistemas e, por meio de um sistema de indicadores, controlar seus parâmetros ambientais, sociais, econômicos, culturais, entre outros, visando mitigar os conflitos e, ao mesmo tempo, propor estratégias e ações de manejo tanto conservativas quanto recreativas para serem colocadas em prática com a participação de todos os atores envolvidos. Neste contexto, a proposta é buscar com apoio da literatura um modelo que possibilite avaliar por meio de indicadores as praias arenosas permitindo uma gestão sustentável garantindo os interesses e expectativas dos atores presentes.
Este trabalho inicia com uma introdução contemplando a motivação, o problema, os objetivos, a hipótese e a a justificativa da pesquisa. Em seguida será realizada a revisão na literatura por meio de uma bibliometria, ocasião em que serão elucidados alguns conceitos para explicar a relevância dos ambientes costeiros, a importância da legislação específica e as atividades praticadas na orla.
Dessa forma, com o intuito de mensurar o desempenho da gestão nas praias, serão abordados alguns exemplos de modelos e frameworks envolvendo os indicadores de sustentabilidade aplicados à gestão desses ecossistemas. Como resultado da pesquisa será proposto um modelo composto de indicadores de sustentabilidade para o gerenciamento de praias arenosas que será elaborado a partir de uma análise multivariada das variáveis observadas pelos frequentadores no que tange à importância dos requisitos mínimos percebidos para a gestão da praia.
Quanto a metodologia este trabalho está classificado ao mesmo tempo como qualitativo e quantitativo. Por conseguinte, será realizada uma pesquisa exploratória e explicativa, ao mesmo tempo bibliográfica, documental, de campo e validada com um estudo de caso. A pesquisa partirá de uma bibliometria e, após selecionar os trabalhos mais relevantes ao tema proposto, identificará os requisitos mínimos para o gerenciamento sustentável de praias. Por conseguinte, a partir de uma análise fatorial confirmatória, será proposto um modelo para representar as variáveis observadas e suas interações por meio das relações causais entre estas variáveis e seus respectivos constructos. O grau de intensidade destas relações aliado a um adequado tratamento estatístico e sustentado pela modelagem de equações estruturais permitirá sugerir ações de manejo para a sustentabilidade das praias.

Palavras-chave: norma ISO 13.009:2015. indicadores de sustentabilidade. gestão de praias. análise fatorial confirmatória.

sexta-feira, 19 Julho, 2019 - 14:00