Cruzando trilhas: características de liderança que operam no modelo da Triple Helix a serviço da Universidade Pública e seu impacto positivo na dinâmica do Sistema Nacional de Inovação - SNI

A Universidade pública é uma organização complexa, com características singulares, como diversidade cultural, competências tecnológicas e de conhecimento variadas, e um sistema de gestão que difere das organizações convencionais de produção. A universidade desempenha um papel crucial na sociedade ao reconhecer, antecipar e solucionar problemas, especialmente no mercado, o que a torna uma instituição empreendedora. Neste contexto, esta pesquisa se concentra na liderança/pesquisadores dentro da universidade, explorando a hipótese de que uma universidade empreendedora depende de pesquisadores empreendedores acadêmicos. A abordagem considera a liderança como um fenômeno sistêmico complexo, intrinsecamente ligado ao contexto, incluindo origens, trajetória e aprendizados. A metodologia de pesquisa é predominantemente qualitativa. Métodos de pesquisa indutivo, utilizando a Grounded Theory, Teoria Fundamentada em dados, que propõe a construção da teoria, não somente a codificação de dados. Visa enriquecer uma categoria teórica existente, formando uma nova relação entre as categorias ou estabelecendo novos pontos de relação entre elas. Primeiramente, identificou-se que a liderança empreendedora na universidade pública não se limita apenas aos tradicionais indicadores de desempenho acadêmico, como publicações e citações, mas também se manifesta na capacidade desses líderes em promover o diálogo interdisciplinar e integrar os eixos de ensino, pesquisa e extensão de forma sinérgica. Adicionalmente, constatou-se que a formação desses líderes empreendedores é profundamente influenciada por suas trajetórias pessoais e experiências anteriores, que abrangem desde suas origens culturais até suas vivências no mundo acadêmico e na sociedade em geral. Outra descoberta relevante é que esses líderes empreendedores compartilham um compromisso intrínseco com o desenvolvimento do Estado e da sociedade, diferenciando-se das lideranças empresariais tradicionais, cujo foco principal é o lucro. Além disso, a pesquisa destacou a habilidade desses líderes em promover a dialogia, ou seja, em reunir grupos diversos e facilitar o diálogo em direção a objetivos coletivos. Essa capacidade de agregação de diferentes perspectivas e a clareza na formulação de políticas públicas que beneficiam a sociedade são características-chave desses líderes empreendedores. Em conclusão, esta pesquisa oferece uma visão abrangente da liderança empreendedora na universidade pública, destacando sua importância na promoção da inovação e do desenvolvimento social. Os resultados enfatizam a necessidade de reconhecer e nutrir líderes empreendedores acadêmicos e apontam para a relevância de suas características e experiências pessoais no contexto da universidade empreendedora. Essas descobertas têm implicações significativas para a melhoria contínua das instituições de ensino superior e para o avanço do papel da universidade na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Liderança. Universidade Federal. Universidade Empreendedora. Sistema Nacional de Inovação. Triple Helix.

sexta-feira, 29 Setembro, 2023 - 09:00
Documento em PDF: