CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE SEGURANÇA OPERACIONAL EM DUTOS DE TRANSPORTE ATRAVÉS DA ESTRUTURAÇÃO DE UM BANCO NACIONAL DE DADOS DE FALHAS

Resumo: 

Atualmente, o modal dutoviário é considerado imprescindível para o transporte de hidrocarbonetos e outros produtos perigosos nas quantidades e distâncias necessárias de forma econômica e segura. As empresas operadoras em particular asseguram um alto nível de segurança de seus dutos investindo grande quantidade de esforço e de recursos na prevenção de acidentes, em estratégias de mitigação dos seus impactos (tais como procedimentos eficientes de contingência) e também na confiabilidade de seus sistemas operacionais durante todo o ciclo de vida de seus ativos. Entretanto, a atividade dutoviária, tanto no Brasil quanto no exterior, vem sendo frequentemente solicitada a demonstrar a sua performance em segurança relacionada às suas atividades tanto por parte de órgãos ambientais e reguladores, quanto também por parte da sociedade, considerando tanto os ativos já em operação como também aqueles que ainda serão construídos (novos dutos). Neste contexto, a coleta organizada e padronizada de dados relacionados a eventos de falha em dutos, tais como os respectivos mecanismos de falha e suas consequências, bem como dados pertinentes e específicos dos ativos e de suas operações, é imprescindível para fomentar o processo de construção do conhecimento relacionado a este tema. Assim sendo, este documento tem como objetivo a proposição de uma pesquisa interdisciplinar para suportar a elaboração de um Banco Nacional de Dados de falhas, especificamente direcionado para a área de dutos de transporte terrestre de hidrocarbonetos (gasodutos e oleodutos), com vistas a oferecer subsídios para o aprimoramento do gerenciamento de riscos desta atividade industrial, evidenciar valores a serem agregados por este tipo de ferramenta relacionados à segurança operacional, além de permitir a reflexão acerca dos seus benefícios. Através do levantamento do estado da técnica referente aos diversos benchmarks existentes atualmente no mundo para coleta e tratamento de dados desta natureza e para este tipo de ativo, realizou-se uma pesquisa (survey) junto à comunidade brasileira de dutos composta por especialistas de diversas disciplinas, de forma a estabelecer previamente uma taxonomia de coleta apropriada e outros parâmetros relevantes para a futura estruturação do Banco de Dados em questão, e que reflitam o contexto atual da atividade dutoviária brasileira. Adicionalmente, de posse dos resultados da pesquisa, a construção de um diagrama bowtie explicitando causas, consequências, controles de prevenção e de mitigação associados a eventos de falhas em dutos, além da obtenção e posterior tratamento de dados históricos de falhas junto a uma operadora brasileira de dutos permitiu demonstrar que os mesmos possuem aplicabilidade prática e podem ser utilizados para os propósitos delineados pelos objetivos deste trabalho. Entende-se, por fim, que esta tese poderá contribuir para a ampliação do olhar da comunidade acadêmica sobre o desafio de compreender a geração de conhecimento e de valor relacionados à segurança na operação de dutos de transporte no Brasil, segundo uma abordagem mais moderna, tecnológica e eficiente.
Palavras-Chave: Banco de Dados de Falhas, Segurança de Processo, Acidentes em Dutos, Perda de Contenção, Gestão de Riscos Operacionais

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Data da defesa: 
quinta-feira, 29 Abril, 2021 - 14:00