ASPECTOS INTERDISCIPLINARES DA CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA À MELHORIA DE PROCESSOS DE TRABALHO EM INSTITUIÇÃO DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO

Desde o final do século XX, em face às crises econômica e política mundiais, somadas à demanda crescente da sociedade por celeridade, transparência e qualidade jurisdicionais, especialmente no Brasil, concretizou-se a “Reforma do Judiciário” brasileiro. Dentre as mudanças que ocorreram, a fim de modernizar o sistema de gestão da justiça, foram implantadas a digitalização e a certificação dos processos de trabalho do judiciário.

Este estudo tem por objetivo incluir aspectos da saúde e segurança dos processos de trabalho do judiciário brasileiro nesse contexto de mudanças que ocorreram. Sabendo que a ergonomia defende conceitos que enfatizam a adaptação do trabalho às necessidades humanas, a pesquisadora propõe agregar conceitos da ergonomia da atividade a recomendações de aperfeiçoamento dos processos de trabalho do Judiciário. Este procedimento favorece a participação dos trabalhadores no processo de transformação do trabalho, podendo aproximar as concepções da gestão de novos processos de trabalho às da gestão ergonômica, de forma a ser mais saudável, segura e produtiva.

A pesquisa é qualitativa, aplicada, de estudo de caso, com a metodologia marcada pelas seguintes etapas: observação pela pesquisadora, médica e gestora da instituição, da necessidade de inclusão de conceitos de ergonomia nos processos de trabalho do judiciário; identificação de outros estudos sobre a implantação da certificação e da digitalização dos processos de trabalho do Judiciário à luz de conhecimentos da ergonomia a partir da revisão sistemática da literatura; busca de solução para os constrangimentos identificados através da análise ergonômica do trabalho (AET) com foco na atividade, com a participação em grupo de trabalho de técnicos e gestores de UOs, análise documental, entrevistas semiestruturadas e de IAS e visitas à UO para observações livre e participante dos trabalhadores; coleta de dados da pesquisa de campo confrontados com a literatura para recomendações de aperfeiçoamento dos processos de trabalho do Judiciário e análise de aplicabilidade e utilidade dessas recomendações sugeridas à Organização. Vale ressaltar que a etapa de pesquisa de campo foi perturbada pela ocorrência da pandemia.

As limitações presentes na pesquisa são inerentes aos métodos escolhidos: a revisão sistemática da literatura não cobre todas as possibilidades de fatores ergonômicos no trabalho e o estudo de caso passa pela subjetividade do pesquisador, dos participantes e das peculiaridades do caso.

As principais aplicações deste trabalho estão voltadas ao apoio e orientação de práticas organizacionais de sistema de gestão do Judiciário, através da ergonomia, a fim de diminuir os riscos ergonômicos e os prejuízos à saúde dos seus trabalhadores. Os resultados obtidos envolveram os trabalhadores, criando oportunidades de melhorias nos processos e no sentido do trabalho.

Embora o tema riscos ergonômicos seja discutido há muito tempo no meio científico, nas universidades e nas práticas organizacionais, ainda não se percebem ações estruturantes para integrar aspectos ergonômicos ao sistema de gestão do Judiciário.

A contribuição deste estudo – com impactos na teoria e nas práticas organizacionais - está relacionada ao avanço na identificação de aspectos relativos à contribuição da ergonomia para a melhoria da produtividade e da qualidade produzida através de proposta de recomendações.

Palavras Chaves: Ergonomia da atividade, análise ergonômica da atividade, clínica da atividade, sistema de gestão, digitalização do Judiciário, auditoria de conformidade.

terça-feira, 20 Dezembro, 2022 - 14:00
Documento em PDF: