Notícias

Palestra sobre novos critérios de avaliação da CAPES para Programas de Pós-Graduação

Avaliação multidimensional: uma nova visão para os programas de pós-graduação

Hoje perdemos a visibilidade por parte da população, estamos demasiadamente preocupados em mostrar nossa produção em termos do Índice Restrito do QUALIS da CAPES. Vocês acham que a população, que nos paga as pesquisas, sabe o que é isso? O mundo mudou, a sociedade quer saber que efeito positivo em sua vida ocorrerá como resultado das atividades dos programas de pós-graduação. Precisamos mostrar a importância social do que fazemos de forma que seja possível a sua compreensão pelo público geral. A partir disso é possível relacionar a parte científica com as pesquisas desenvolvidas. As publicações são a consequência de uma pesquisa de qualidade, não o resultado da pesquisa. A atual avaliação, muito centrada em publicações, é uma das grandes culpadas pelo distanciamento da comunidade acadêmica da sociedade.

UFF suspende por tempo indeterminado os calendários acadêmico e administrativo de 2020

A Universidade Federal Fluminense suspendeu por tempo indeterminado os calendários acadêmico e administrativo de 2020 até que a Autoridade Sanitária autorize a retomada das atividades presenciais. A decisão foi aprovada por unanimidade em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) por videoconferência. Os calendários serão revisados assim que as atividades presenciais possam ser retomadas. A medida está respaldada no Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 e nas determinações da Autoridade Sanitária.

FAPERJ anuncia chamada de apoio a 'Doutor Empreendedor'

A FAPERJ lançou nessa quinta feira, 14 de novembro, um edital inédito: Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação. O principal objetivo desse programa é fomentar a aplicação de resultados de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação conduzidos por doutores residentes no Estado do Rio de Janeiro em empreendimentos baseados em conhecimento científico e tecnológico.

Confira todos os detalhes: http://www.faperj.br/?id=3878.2.0

Reunião Pública do Grupo de Pesquisa em Conhecimento, Pessoas e Inovação (Gecopi) dia 29/06/2019

O antifrágil, o princípio responsabilidade e a crise da Universidade Pública

Dia 29 de junho, o Grupo de Pesquisa em Conhecimento, Pessoas e Inovação (Gecopi) fará reunião na Praça Nilo Peçanha, em frentre à UFF, campus Praia Vermelha. Impulsionado pela onda de questionamentos acerca da relevância das universidades públicas e seu compromisso com a sociedade, o grupo liderado pelo professor Dr. Emmanuel Paiva de Andrade convida os interessados no assunto a debater sobre o caleidoscópio de coisas, signos, pessoas e relações que constituem a tecnologia, a inovação e a cultura.

Classificação do Quadriênio Qualis Interdisciplinar 2013-2016

Tabela de Classificação de Periódicos referentes ao Quadriênio Qualis Interdisciplinar 2013_2016 (clique aqui)

"Treinamento Online do Portal de Periódicos"

Em 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passou a realizar, gratuitamente, treinamentos online do Portal de Periódicos para todos os usuários das instituições participantes. O principal objetivo é ampliar o atendimento aos usuários, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil ao conteúdo disponível no acervo. Dessa forma, os treinamentos online substituirão as capacitações presenciais neste ano.
A tecnologia utilizada é o Mconf, serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com ampla capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real. Além da instrução sobre o uso do Portal de Periódicos, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.